Álcool X pressão arterial
As bebidas alcoólicas elevam a pressão arterial. Portanto, a redução do consumo de álcool é eficaz para diminuir a pressão arterial. O álcool possui etanol, substância tóxica que lesa órgãos como o cérebro, o coração, o fígado e o pâncreas. Além disso, essas bebidas podem agravar a gastrite e dificultar a perda de peso, pois possuem muitas calorias.
Dicas sobre consumo de bebida alcoólica:
1. Preferencialmente, deve-se evitar ingerir bebidas alcoólicas, porém seu consumo em pequena quantidade é permitido. Beber pouco corresponde a beber de 10 a 30 g/dia, no máximo, de etanol.
2. A quantidade de 10 g de etanol equivale a uma lata de 330 ml de cerveja (4% de etanol), a um copo de 110 ml de vinho (12% de etanol) ou a uma dose de 30 ml de um destilado (40% de etanol), como uísque, pinga ou vodca.
3. Quem deseja perder peso deve evitar as bebidas alcoólicas, porque uma garrafa de cerveja tem 300 calorias; um copo de vinho, 100 calorias; e uma dose de uísque, pinga ou conhaque, 120 calorias.
4. As bebidas alcoólicas, em grande quantidade, podem aumentar os efeitos dos remédios que baixam a pressão, reduzindo-a exageradamente. Não deixe de tomar os remédios para poder beber.
Veja também...
Uva passa dá energia e desintoxica o organismo
Qual a melhor opção para passar no pão?
Glutamina: aminoácido poderoso
Qual a diferença entre iogurte e bebida láctea?
Chá verde tem prazo de validade