Como é determinada a data de vencimento dos alimentos industrializados?
Cada empresa desenvolve um cálculo próprio para apontar a data de validade de um produto, que pode ou não ser aprovado pelos órgãos de fiscalização do governo. Geralmente as grandes empresas adotam um método e os fabricantes menores copiam. No caso da salsicha, por exemplo, o método mais comum é colocá-la em um ambiente com temperatura e umidade controladas e realizar, a pequenos intervalos de tempo, análises químicas que apontam se ela começou a se estragar.
Os testes microbiológicos são os maiores determinantes da vida do produto. Mesmo se o produto continuar com aspecto idêntico ao original, o número de micro-organismos é o que o torna impróprio para o consumo. Os limites para cada classe de alimentos obedecem aos padrões microbiológicos estabelecidos pela ANVISA.
A fiscalização é realizada para saber se os métodos usados pelas empresas são suficientes para determinar um prazo seguro. Se verificarem que o produto não está bom para o consumo, os fiscais podem multar o fabricante ou até o estabelecimento em que o produto é vendido — caso ele não tenha seguido as medidas recomendadas para estocagem e exposição.
Veja também...
Quais são os riscos que o consumo excessivo de alimentos industrializados traz à saúde?