Dicas nutricionais
Dicas específicas
Índice glicêmico dos alimentos
Principais sinais clínicos relacionados com a deficiência de micronutrientes em atletas
Alimentação para estudantes de concursos e vestibulares
Alimentação na gestação e amamentação
Orientações nutricionais para atletas
Alimentação para praticantes de luta
Alimentação para jogadores de futebol
Dicas gerais
1) Procure manter a "dieta" de segunda à sexta-feira, mas cuidado com os excessos de final de semana. Comer de “tudo”, mas cuidar com as quantidades.
2) Quando tiver vontade de beliscar: Primeiro beba 1 copo de água, depois escolha: Gelatina diet/light ou capuccino diet ou chá ou frutas secas, água de coco ou refrigerante diet/light ou refresco diet/light.
3) Alimentos que podem apresentar consumo livre: Chá ou café (com adoçante), água de coco, refrigerante diet/light, limonada (com adoçante), gelatina diet/light, suco de melão ou melancia (sem açúcar) e hortaliças.
4) Quando sair para comer fora: Escolher pratos que acompanhem legumes e usar bebida alcoólica com moderação (intercalada com 1 copo de água).
5) No inverno, é possível substituir saladas cruas por uma excelente salada quente. Refogue verduras ou cozinhe no vapor, mas não por muito tempo, para não perder os nutrientes.
6) Temperos que emagrecem: Pimenta vermelha (3g/dia), gengibre (1 colher de chá/ dia) e vinagre de maçã (2 colheres de chá/dia) são alimentos termogênicos, capazes de acelerar o metabolismo.
7) Diuréticos naturais: Quem tem a tendência de reter líquidos, pode amenizar o problema incluindo salsa na dieta. Ela atua no organismo como um diurético natural, ajudando os vasos sanguíneos a eliminar o excesso de líquidos. Pode ser adicionada em sanduíches, sopas e chás.
8) Uva no lugar do vinho: Segundo pesquisas recentes, o suco de uvas vermelhas também funciona na prevenção de problemas cardiovasculares por ter uma carga de antioxidantes semelhantes ao do vinho tinto.
9) Comece pela salada: Pessoas que comem saladas antes do almoço consomem 12% menos de calorias do que se fossem direto ao prato principal.
10) Frutas grelhadas: Para uma sobremesa deliciosa e de baixa caloria, grelhe suas frutas favoritas e acrescente canela.
11) Beba 2 litros de água por dia entre as refeições.
12) Uma opção de fruta que não pode faltar diariamente é a maçã, pois protege o coração das doenças cardiovasculares.
13) Consuma peixe pelo menos 1 vez por semana.
14) Temperar a salada com 1 colher de sobremesa de azeite de oliva extra virgem.
15) Consuma alimentos integrais, que são ricos em fibras, retardam a absorção dos carboidratos e são mais nutritivos que os refinados.
16) Escolha sempre cores variadas de frutas e verduras, pois cada cor representa um tipo diferente de vitamina e esses pigmentos protegem nosso corpo de inúmeras doenças (vitaminas antioxidantes).
17) Consuma as carnes brancas e magras com mais frequência, como por exemplo, frango, peixe, atum sem óleo e carne de porco magra.
18) Retire toda a gordura visível das carnes antes de cozinhá-las.
19) Para preparo das carnes, prefira grelhado, cozido, ensopado ou assado.
20) Use ovos cozidos e nunca fritos, no máximo 3 vezes por semana, pode ser substituído pela carne.
21) Procure não abusar da gordura ao preparar alimentos.
22) Beba muita água durante o dia, mas não durante as refeições, pois atrapalha a digestão e distende o abdômen.
23) Evite doces como sobremesa, substitua por frutas.
24) Jamais fique em jejum. Coma a cada 3 a 4 horas.
25) Evite açúcar e farinha branca.
26) Evite gorduras animais saturadas encontrados no leite integral, queijos amarelos, creme de leite, banha e pele de aves.
27) Coma verduras de folhas verde escuras como brócolis, couve, espinafre, pois contém bioflavonoides, substâncias que interferem no metabolismo das gorduras.