Você está em Pratique > Exercícios

Exercícios Resolvidos

Nutrição - Concursos

101. LM, 45 anos, sexo masculino, apresenta obesidade grau II segundo o IMC. A implementação do plano alimentar de LM deve fornecer:

a) 20 a 25 kcal/kg de peso atual/dia
b) 15 a 20 kcal/kg de peso desejado/dia
c) 20 a 22 kcal/kg de peso atual/dia
d) 15 a 20 kcal/kg de peso atual/dia
e) 20 a 22 kcal/kg de peso desejado/dia

102. PJ, 56 anos, sexo feminino apresenta diagnóstico clínico de diabetes tipo II. Segundo o inquérito alimentar, a paciente consome 10g de fibra alimentar total, considerado abaixo do valor recomendado para pacientes com diabetes. Para a elaboração do plano alimentar será recomendado:

a) 20 a 25 g/dia de fibra alimentar
b) 25 a 30 g/dia de fibra alimentar
c) 30 a 35 g/dia de fibra alimentar
d) 22 a 28 g/dia de fibra alimentar
e) 18 a 25 g/dia de fibra alimentar

103. Sr. Manoel procurou atendimento nutricional depois que recebeu o diagnóstico clínico de litíase renal. Você orientaria Sr. Manoel a:

a) Não restringir alimentos fonte cálcio
b) Restringir alimentos fontes cálcio
c) Não evitar alimentos fontes de purinas
d) Restringir alimentos fontes de potássio
e) Restringir alimentos fontes de vitamina C

104. A recomendação de potássio para paciente com hipertensão arterial é:

a) 4 a 5 g/dia
b) 2 a 3 g/dia
c) 5 g/dia
d) 4 g/dia
e) 2 a 4 g/dia

105. As recomendações dietéticas de gordura total e colesterol para o tratamento das hipercolesterolemias segundo as III Diretrizes Brasileiras sobre Dislipidemias são:

a) 20% a 30% das calorias totais e < 300mg/dia de colesterol
b) 25% a 30% das calorias totais e < 300mg/dia de colesterol
c) 25% a 35% das calorias totais e < 200mg/dia de colesterol
d) 20% a 30% das calorias totais e < 200mg/dia de colesterol
e) 25% a 30% das calorias totais e < 200mg/dia de Colesterol

106. Recomenda-se para indivíduos com a síndrome metabólica plano alimentar contendo: 25 a 35% de gordura total, 10% de ácidos graxos saturados, até 10% de polinsaturados e até 20% de monoinsaturados considerando as calorias totais. Assinale a afirmativa INCORRETA:

a) A ingestão de gordura é inversamente associada à sensibilidade insulínica não somente pela relação positiva com o peso corporal, mas também pela qualidade da oferta de ácidos graxos.
b) Os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 podem ser benéficos na síndrome Metabólica, em especial, no tratamento da hipertrigliceridemia grave.
c) Na terapia nutricional para a síndrome metabólica é necessário apenas o controle da ingestão de gordura.
d) O uso de gordura em percentual inferior a 15% do VET pode diminuir o HDL-colesterol e aumentar os níveis plasmáticos de glicose, insulina e triglicerídeos.
e) Quando o LDL-colesterol estiver maior que 100 mg/dL a ingestão de ácidos graxos saturados da dieta não deve ultrapassar 7%.

107. O diagnóstico da desnutrição é imprescindível para a identificação de crianças em risco nutricional e elaboração de estratégias de intervenção. Utilizando a presença ou não de edema e os indicadores antropométricos, a desnutrição pode ser classificada em leve moderada e grave. Das sentenças abaixo qual a que descreve a desnutrição grave?

a) Presença de edema simétrico; P/A < -3DP e A/I < -3DP
b) Presença de edema simétrico; P/A < -2DP e A/I < -2DP
c) Presença de edema em um dos membros; P/A < -2DP e A/I < - 3DP
d) Presença de edema em um dos membros; P/A: - 3 e) Presença de edema simétrico; P/A: - 3 < DP < -2 DP; A/I: - 3 < DP < -2 DP

108. Em crianças com desnutrição grave, as deficiências de minerais /eletrólitos mais importantes são as de zinco, cobre, magnésio, potássio e ferro. No entanto, o ferro só deve ser suplementado quando a criança começa a ganhar peso. Esse procedimento é recomendado por que:

a) A suplementação de ferro não altera de forma significante os níveis sanguíneos deste mineral no organismo enquanto a criança não começa a ganhar peso.
b) Existe o risco de agravamento de infecções
c) A absorção do ferro esta comprometida em pacientes com desnutrição grave
d) A suplementação com ferro compromete a absorção de zinco, cobre e magnésio.
e) A suplementação com ferro aumenta o risco de hipervolemia.

109. A hipovitaminose A é na atualidade considerada pelo Ministério da Saúde um problema de Saúde Pública no Brasil. Dentre os diferentes fatores responsáveis pela deficiência da vitamina A destaca-se a ingestão inadequada de alimentos fontes desta vitamina. Uma vez que o acesso ao nutriente seja garantido por meio da alimentação, há a necessidade de garantir também a sua absorção e utilização pelo organismo que pode estar prejudicada devido a:

a) Excesso de fibras na dieta
b) Ingestão deficiente de vitamina E
c) Ingestão deficiente de zinco
d) Ingestão deficiente vitamina B12
e) Ingestão deficiente de cobre

110. O cozimento dos alimentos deve ser suficiente para eliminar bactérias, parasitos e vírus causadores de doenças e para evitar contaminação durante a sua distribuição. Durante a distribuição o responsável técnico deve observar o tempo e a temperatura de exposição. A temperatura e o tempo de exposição do alimento quente de acordo com a RDC 216 é:

a) temperatura > 60º; tempo de exposição de 6 h;
b) Temperatura > 80º ; tempo de exposição de 4 h
c) Temperatura > 70º; tempo de exposição de 6h
d) Temperatura ambiente; tempo de exposição de 4 horas
e) Qualquer que seja a temperatura, o tempo de exposição deve ser de 3h

 

Como referenciar: "Exercícios Resolvidos" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2025. Consultado em 09/01/2025 às 23:05. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/exercicios/index.php?indice=2-10