Lanche escolar inadequado pode prejudicar a saúde das crianças
Pais precisam ficar atentos aos alimentos levados pelos filhos; obesidade, pressão alta e má nutrição estão entre os possíveis problemas.
Salgadinhos e doces já prontos são os alimentos mais práticos e modernos na hora de montar a lancheira das crianças. No entanto, por serem ricas em gorduras saturadas, sódio, açúcar, conservantes químicos e pobres em vitaminas e minerais, essas guloseimas podem acarretar problemas à saúde dos pequenos.
Obesidade, colesterol alto e hipertensão arterial são as consequências mais comuns da má alimentação em crianças. Mas também é possível que elas apresentem problemas de crescimento ou desenvolvimento mental, devido à falta de nutrientes necessários. A alimentação inadequada leva à falta de concentração, dificuldade de memorização e aprendizado.
Os alimentos impróprios à saúde, consumidos com frequência e sem controle, proporcionam ao organismo da criança um aumento da quantidade de gordura corporal. Com o acúmulo, além da obesidade, o metabolismo tende a reduzir a produção do colesterol bom (HDL) e aumentar o colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea. “O mau hábito alimentar pode trazer como resultado os males do colesterol alto e a hipertensão arterial já na infância, principalmente para os que possuem suscetibilidade genética”, reforça a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.
Um estudo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 1.937 crianças e adolescentes entre dois e 19 anos, atendidos no Hospital das Clínicas da universidade, constatou que quase metade deles possui índices altos de colesterol e triglicérides. A pesquisa, realizada entre 2000 e 2007, mostra que 44% dos pesquisados apresentaram elevada taxa de colesterol. No entanto, a especialista Roseli Rossi ressalta que não há um estudo com dados gerais das crianças e adolescentes de todo o país.
Opções
A especialista Roseli alerta que é necessário e fácil a substituição dos alimentos gordurosos por opções mais saudáveis. "Na hora do preparo do lanche escolar, prefira colocar alimentos saudáveis, atrativos às crianças e que irão fazer a diferença no desenvolvimento físico e mental, como barra de cereais, cookies, bolos e tortas integrais sem recheios cremosos, sanduíches com pães integrais recheados com proteínas magras como queijos, peito de peru, atum. Outra dica são os sucos naturais que auxiliam na hidratação e são riquíssimos em vitaminas e fibras, essenciais ao bom funcionamento do organismo", ensina Roseli.
Hoje, existem opções de lanches rápidos e saudáveis. Os alimentos devem ser bem acondicionados e as lancheiras devem ser térmicas para garantir a máxima qualidade e conservação dos mesmos. A nutricionista indica alguns:
- Sanduíche de pão integral com patê de ricota com cenoura e salsinha + suco de uva
- Iogurte de frutas com baixo teor de gordura + cookies integrais
- Leite achocolatado de soja + barra de cereais
- Maçã desidratada + nozes + torrada integral + queijo pasteurizado
- Torta de legumes + suco de laranja
- Bolo de chocolate com aveia + água de coco
17/02/2009
Fonte: Editora Abril - Ciência e Saúde