Queda de cabelo
As pessoas normalmente perdem em torno de 50 a 100 fios de cabelo por dia, como parte da renovação do organismo. A taxa média de crescimento capilar é de aproximadamente 1,25 cm por mês.
Várias deficiências nutricionais podem contribuir para a queda, fragilidade e redução do cabelo. No caso da queda, a deficiência mais comum é a de ferro nas mulheres. Como prevenção, a alimentação deve ser bem variada e balanceada, rica em cereais integrais, hortaliças e proteínas de qualidade (frutas oleaginosas, leguminosas e carnes magras).
A biotina promove a saúde dos cabelos e do couro cabeludo. Pode ser encontrada em: nozes, arroz integral, levedo de cerveja e aveia. Muitos desses alimentos também são ricos em complexo B, que estimula o crescimento capilar.
O ferro é fundamental para o crescimento do cabelo. Tome uma colher de melado sem enxofre todos os dias e procure incluir nas refeições alimentos como: espinafre, alho-poró, castanha de caju, frutas vermelhas, frutas secas, figo e carnes. Aumente também o consumo de vitamina C (frutas cítricas). Evite alimentos que reduzem os nutrientes e prejudicam a circulação, como: gorduras saturadas e hidrogenadas, farinhas, açúcar refinado e alimentos processados.
Veja também...
Chá de hortelã para aliviar a dor
Alimentos light e diet ajudam no emagrecimento?