Ovo: uma fonte de proteína, vitaminas e minerais
A proteína é um macronutriente e, dentre suas inúmeras funções, é fundamental para manter a qualidade e quantidade de massa muscular ao longo da vida.
Assim, é comum os esportistas e atletas consumirem proteínas pós-treino com o objetivo de ganhar massa muscular. Também é muito importante na alimentação com o avançar da idade, já que com o passar do tempo vamos perdendo massa muscular.
As proteínas contêm 21 aminoácidos, dos quais 7 são considerados aminoácidos essenciais, isto é, precisam ser obtidos através da alimentação. A clara do ovo é uma importante fonte de proteína, ajudando, então, a suprir as necessidades proteicas do organismo.
A proteína possui uma grande importância para as nossas células, entretanto, vitaminas, minerais fazem parte de reações bioquímicas em nosso organismo proporcionando bem-estar, pois nutrientes como vitamina A, vitamina E, zinco, magnésio e selênio têm ação antioxidante e contribuem para a redução de processos inflamatórios.
Compostos bioativos como a luteína e zeaxantina atuam na proteção dos olhos e no organismo como um todo. As vitaminas do complexo B favorecem a produção de energia na célula, pois atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras.
Estes nutrientes e outros como vitamina D, Vitamina K, cálcio, ferro estão presentes no ovo e por isso atuam de forma sinérgica e contribuem para um melhor desempenho do organismo.
O ovo é um alimento de fácil preparo, saboroso e pode ser incluído em qualquer refeição e combinado com os mais diversos tipos de alimentos. Na prática, isto significa promoção de saúde.
Autora: Lúcia Endriukaite