Obesidade
A obesidade é um problema de saúde que tem como característica o excesso de gordura corporal e pode ser associada a algumas doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e hipertensão arterial.
Sintomas
-Ganho de peso
-Aumento de sudorese
-Dificuldade de respirar
Causas subjacentes
-Alimentação inadequada (excesso de calorias e carboidratos simples)
-Sedentarismo
-Desequilíbrio hormonal
-Desequilíbrio de neurotransmissores (serotonina)
-Problemas mentais e emocionais
-Genética
-Depressão
-Efeitos colaterais de remédios.
Índice de massa corporal (IMC)
O IMC é calculado da seguinte forma:
IMC= peso/altura²
Se o valor for igual ou maior que 30, o paciente já é considerado obeso. O exame de bioimpedância corporal (que identificara a porcentagem de gordura e massa do corpo) ou a avaliação de dobras cutâneas também são utilizados na avaliação do paciente.
Alimentos recomendados
Carnes magras, frutas, hortaliças, frutas oleaginosas (castanhas, nozes...), azeite de oliva extra virgem, carboidratos integrais, soja, feijões e leite e derivados desnatados.
Alimentos a evitar
Açúcar, carboidratos brancos (refinados), gorduras hidrogenadas (industrializados), carnes gordas, refrigerantes, salgadinhos, sorvetes e biscoitos.
Tratamento
O tratamento da obesidade é feito por uma equipe multiprofissional (médico, nutricionista, psicólogo) e sempre tem inicio quando o paciente torna-se consciente de que a mudança de hábitos de vida é fundamental para que apareçam os resultados.
Além de reeducação alimentar, deve haver a prática de exercícios, a suplementação, indicação de fitoterápicos ou de medicamentos para auxilio na redução do peso.