Dieta contra gordura localizada
A gordura localizada é uma patologia do tecido gorduroso, na qual o acúmulo de gordura ocorre em locais determinados.
Trata-se da gordura que se mantém praticamente inalterada quando o indivíduo engorda ou emagrece.
A região em que a gordura acumula-se irá depender das características genéticas de cada indivíduo.
Causas
Hereditariedade, hormonal, aumento de peso, alimentação inadequada (desequilibrada) e sedentarismo.
Alimentação
Alimentos gordurosos são os principais vilões. A gordura não utilizada em forma de energia é armazenada em certas regiões do corpo como energia de reserva, originando a gordura localizada.
O excesso de açúcar também se transforma em energia de reserva e aumenta nossa quantidade de gordura.
Deve-se aumentar o consumo de alimentos proteicos, tais como carnes, leite e derivados, ovos e reduzir o consumo de calorias e alimentos gordurosos.
Evite as frituras e alimentos ricos em gordura trans. Aumente o consumo de frutas e verduras. Opte por alimentos integrais, pois são ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e auxiliam na redução do colesterol.
O que não pode faltar na dieta?
Carnes magras, soja, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas, maçã, vegetais verde-escuros, frutas frescas, verduras, legumes, iogurte desnatado, queijos magros, peixes, linhaça, gergelim, azeite de oliva extravirgem e gérmen de trigo.
Suplementos naturais que podem ser utilizados
Citrus aurantium, picolinato de cromo, chlorella, espirulina (fonte de vitamina E, B5 e zinco), chá verde, chá branco, cápsulas de óleo de gérmen de trigo (fonte de vitamina E), ágar-ágar (inibidor de apetite), alcachofra (redutor de colesterol), arginina (aminoácido que auxilia na queima de gordura), garcínia (inibidor de apetite), cafeína, faseolamina (impede a absorção do carboidrato) e caseolamina (impede a absorção da gordura).