Alimentação para herpes
A família dos vírus da herpes tem mais de setenta membros conhecidos. Os mais comuns são: herpes simples 1 e 2, vírus de Epstein Barr, varicella zoster e citomegalovírus.
Esses vírus causam pequenas bolhas cheias de líquido ou erupções na pele e nas membranas mucosas.
Quando na presença do vírus, evite alimentos ricos no aminoácido L-arginina, que estimula a volta do vírus. Esse aminoácido pode ser encontrado em amêndoas, amendoim, nozes, trigo integral e chocolate.
Reduza ou elimine o açúcar, pois eles interrompem a cicatrização dos tecidos e suprimem a função imunológica. Alimentos ácidos podem agravar a lesão, tais como: tomate, frutas cítricas (laranja, limão, morangos, acerola, kiwi, etc.).
Consuma alimentos ricos no aminoácido L-lisina, que podem inibir a replicação do vírus do herpes. Esse aminoácido é encontrado nas leguminosas, no peixe, no peru, no frango e na maioria das hortaliças.
Aumente o consumo de alimentos ricos em vitamina C, tais como: pimentão, couve-de-bruxelas, brócolis, batatas, hortaliças e frutas de cores vivas. Peixes e sementes de linhaça fornecem ácidos graxos essenciais, necessários para o reparo do tecido.
Suplementos naturais que podem ser utilizados
Extrato de acerola, vitamina C, óleo de linhaça e de peixe, L-lisina, extrato de bálsamo de limão, raiz de lomatium, própolis e zinco.