Funções da vitamina D
A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol, da luz solar e de fontes alimentares.
Além de estar presente na regulação do metabolismo ósseo e na deposição de cálcio nos ossos, a vitamina D atua como hormônio, mantendo as concentrações de cálcio e de fósforo no sangue através do aumento e da diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado.
Em estudos mais recentes, viu-se que a vitamina D é também envolvida no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Além de ter um papel muito importante na maioria das funções metabólicas, é também atuante nas funções musculares, cardíacas e neurológicas.
Deficiência
A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo, uma avitaminose, em crianças.
Quantidade recomendada
A quantidade de vitamina D que um adulto precisa varia de acordo com a idade: de 5 mg a 10 mg, chegando a 15 mg em idosos com mais de 70 anos.
Fontes
As fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda, além de ovos, carne, leite e manteiga, que contêm pequenas quantidades de vitamina D.