Sistemas de Administração da Nutrição Enteral (SONDA)
Aberto
Refere-se à nutrição enteral (NE), que exige manipulação prévia à administração, para uso imediato ou segundo recomendações do fabricante.
Esse sistema tem a vantagem de permitir o ajuste dos nutrientes às necessidades do paciente, mas requer treinamento adequado dos manipuladores das fórmulas, para evitar as complicações relacionadas com a mistura e o envase incorretos dos nutrientes. Assim, tem-se menor custo quando há pessoal treinado.
Podem ser utilizadas embalagens de plástico rígido, não esterilizadas, descartáveis, que devem obedecer a certos parâmetros, visando uma administração de boa qualidade, como:
- Lavagem das mãos das pessoas que manipulam a dieta;
- Frasco de boca larga para o envase da dieta, evitando assim o uso de conectores para transferir a dieta do dosificador para o frasco final, permitindo que a operação de transferência seja realizada por uma única pessoa;
- Manter o frasco fechado após o preparo e transportá-lo para o local de hospitalização ou de administração;
- Conectar o frasco, sem cortá-lo, ao equipo de infusão;
- O frasco deve ter um anel que permita pendurá-lo em um suporte;
- Deve permitir a correta observação do volume existente;
- Controlar os fatores para evitar contaminação, a qual ocorre por transferência de micro-organismos das mãos para os equipos conectados aos pacientes, devido à presença de contaminantes na dieta em pó industrializada, ou à água contaminada; ocorre também por condições inadequadas de administração, além das condições de temperatura externa a que são submetidas as fórmulas e ao tempo de infusão das mesmas;
- Obedecer às normas estabelecidas pelas autoridades de saúde pública com relação aos controles microbiológicos do pessoal que manipula alimentos;
- Recomenda-se envasar apenas a quantidade a ser utilizada nas próximas 4-5 horas.
Fechado
É a NE industrializada, estéril, acondicionada em recipiente hermeticamente fechado, e já possuindo um conector para o equipo de infusão.
A nutrição enteral pronta para uso permite ofertar os nutrientes em embalagens adequadas para o imediato consumo, mas quando não são bem indicados e utilizados podem aumentar o custo da terapia. Seu uso inclui os seguintes requisitos:
- Deve ser de fácil manuseio, para impedir contaminação;
- Infusão da fórmula enteral sem necessidade da agulha para a entrada de ar;
- Ensino do uso correto ao pessoal da enfermagem, ao paciente e/ou aos familiares, evitando erros e danos ao sistema de infusão.