Saiba tudo sobre a celulite e como evitá-la
Lipodistrofia ginoide (nome técnico da inflamação no tecido celular), também conhecida como celulite, é um processo inflamatório das células adiposas, causando o aspecto “casca de laranja” decorrente da microcirculação linfática de tecidos sanguíneos, causando uma fibroesclerose.
Causas
- Alterações hormonais: O excesso de estrogênio explica porque as mulheres são mais acometidas pela celulite em relação aos homens.
- Fatores genéticos: Problemas como a obesidade são relacionados à predisposição genética. A celulite é consequência do excesso de peso ou ainda do comum efeito sanfona;
- Maus hábitos alimentares: alimentação rica em frituras, refrigerantes, açúcares, alimentos industrializados ricos em sódio (aumenta a retenção de líquidos, levando ao inchaço). Queijos amarelos, alimentos ricos em carboidratos ruins (refinados), levando ao acúmulo de gorduras, como farinhas brancas e açúcar, pães, massas, tortas, bolos e doces.
- Bebidas alcoólicas: o álcool promove a desidratação do corpo, o que é um fator para a formação de celulite.
- Alimentos embutidos: como carnes processadas, salsicha e bacon.
- Constipação intestinal: esse fator é responsável por várias desordens em nosso organismo, por reter mais toxinas e afetar o equilíbrio, entre elas está a celulite.
Além disso, roupas apertadas atrapalham a circulação normal de sangue. O sedentarismo é outro vilão, portanto pratique atividades físicas.
Como a nutrição pode ajudar?
Hidrate-se
Manter a hidratação da pele é essencial para evitar a celulite. Além disso, a água em quantidade suficiente auxilia na desintoxicação do organismo. Uma dieta balanceada ajuda a prevenir a celulite, porém pessoas que já apresentam algum nível devem realizar uma mudança de hábitos e incluir:
Antioxidantes
Alimentos que irão agir combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Além de agregarem grande quantidade de vitaminas e minerais essenciais, são benéficos para a pele. Os alimentos ricos em antioxidantes são:
- Uva roxa;
- Cenoura;
- Abóbora;
- Brócolis;
- Beterraba;
- Kiwi;
- Espinafre;
- Morango;
- Laranja;
- Limão;
- Manga;
- Tomate;
- Melancia;
- mamão papaia;
- Gema de ovo;
- Castanha do pará;
- Amêndoa;
- Amendoim;
- Gérmen de trigo;
- Frutas vermelhas e frutas cítricas;
- Nozes;
- romã;
- Semente de linhaça;
- Peixes: Atum e salmão
- Cereais integrais;
- Frutos secos;
Alimentos ricos em coenzima Q10
Favorecem a formação de energia e promovem a renovação celular, como espinafre, sardinha, brócolis, feijão, azeite, abacate.
Chá verde e hibisco
Possuem ação antioxidante, além de favorecer a desintoxicação.
Fibras
As fibras, além de promoverem saciedade, estimulam as bactérias do intestino, ajudando no controle do peso, o que é essencial para o controle da celulite. As fibras devem ser consumidas com água para atingir sua função, do contrário pode gerar prisão de ventre.
Cebola
Rica em Quercetina, que tem efeito anti-inflamatório, auxilia na ação dos radicais livres e melhora a circulação sanguínea, fazendo uma drenagem natural.
Inflamação
Como a celulite é um processo inflamatório, alimentos ricos em ômega 3, como sementes e óleo de linhaça e peixe, possuem ação anti-inflamatória e melhoram a saúde da pele.