Verduras, legumes e frutas são importantes para atletas?
Sim, pois apresentam substâncias conhecidas como antioxidantes, que combatem os radicais livres produzidos durante a atividade física.
Os radicais livres têm a função de danificar as células do corpo e, se não forem combatidos, podem levar a doenças, como câncer e envelhecimento precoce.
Verduras, legumes e frutas são também fontes de fibras, combatem prisão de ventre, previnem doenças como diabetes, obesidade, câncer reduzem a absorção de gorduras e açúcares.
Além disso, são fontes de minerais importantes para atletas, pois ajudam na contração muscular, controlam os batimentos cardíacos durante o exercício, transportam oxigênio para a musculatura, conduzem impulsos nervosos, modificam e regulam o metabolismo dos nutrientes, participam de processos de anabolismo e catabolismo dos tecidos e também são necessários para a formação dos ossos e dentes.
ATENÇÃO: O exercício intenso pode acelerar a perda de minerais, pelo suor e pela urina. Crescimento, trauma e algumas doenças também podem levar a deficiências de minerais.
Alguns exemplos: Cálcio-leite e derivados, vegetais verdes escuros; Fósforo-leite e derivados, carnes, aves, peixes, cereais, legumes; Potássio-verduras, frutas, leguminosas e carnes; Magnésio-cereais, vegetais e frutas; Ferro-carnes, fígado, vegetais verdes escuros, leguminosas; Manganês-cereais, frutas e verduras e outros.
São fontes de vitaminas que são necessárias em quantidades mínimas na dieta, porém essenciais para reações metabólicas específicas do interior da célula e fundamentais para o crescimento normal e para a manutenção da saúde.
Como o organismo não é capaz de produzi-las, é necessário que receba através da alimentação. A ausência destes nutrientes pode resultar em uma baixa das defesas do organismo, ocasionando infecções e doenças, irritabilidade, cansaço, fraqueza muscular, cãibras e diminuição do rendimento do atleta.
Alguns exemplos: Vitamina A - vegetais verdes e amarelos, frutas amarelas e alaranjadas; Vitamina E - gérmen de trigo, cereais integrais, vegetais folhosos, óleos vegetais, gema de ovo, etc; Vitamina C - frutas cítricas, kiwi, goiaba, acerola, caju, tomate, batata, pimentão e vegetais folhosos; Vitamina B1 - cereais integrais, vísceras, legumes, etc.
IMPORTANTE: O ideal é consumir no mínimo 3 porções de frutas diferentes por dia e selecionar 3 cores diferentes de salada (ex:laranja-cenoura, vermelho-tomate, verde-alface).
Isto é necessário para evitar doenças, ter um funcionamento adequado do intestino, prevenir lesões nos ossos e músculos e diminuir a fadiga no pós-treino, evitando desta forma que o desempenho físico do atleta seja prejudicado.