Cozinha árabe
Hoje em dia, a milenar cozinha árabe está representada nos 21 países que compreendem o mundo árabe, sendo de todas as cozinhas uma das mais apreciadas e conhecidas pelo restante do mundo.
Parte desse apreço se deve ao fato de ser uma cozinha que faz de cada prato uma iguaria personalizada, por seus ingredientes, temperos e variedade de pratos.
Temperos salgados: alho, cebola, hortelã fresca ou seca, cominho, pimenta-do-reino, coentro, açafrão, canela em pó, noz-moscada, azeite de oliva, salsa fresca picada.
Quanto aos doces: canela, damascos, nozes, tâmaras, amêndoas, mel, figo seco, noz-moscada, água de flor de laranjeira, água de rosas, krawia em pó e erva-doce.
Na cozinha árabe, de um modo geral, se faz muito uso do arroz, da lentilha, do grão-de-bico, de feijão-branco, da cevada, da aveia, da ervilha seca, trigo moído grosso e fino, das amêndoas, nozes, tâmaras, dos legumes frescos, como abobrinha, berinjela, pimentão e tomate, além das hortaliças, como o repolho, espinafre e a folha de uva.
A cozinha árabe costuma ser farta e através dela o árabe pode demonstrar toda a sua hospitalidade. Para o povo árabe, em geral, comer bem e servir bem representa uma questão de honra. Ao convidado é oferecido o melhor, e se este repete a comida oferecida, está refletindo o quanto a refeição foi de seu agrado, o que é de grande importância para o anfitrião.
O Alcorão ou Corão, livro sagrado dos islamitas, dita normas relativas à alimentação:
- A carne de porco contraria a santificação da alma, e apenas os árabes não-islamitas fazem uso dessa carne;
- Há uma preferência pela carne de carneiro e cordeiro, seguida por aves e peixes, e pela carne de vaca em menor escala;
- É proibido o álcool e bebidas à base de anis.
Entradas e pratos frios: coalhadas variadas, azeitonas, queijos, saladas, como o tabule, etc.
O chá é a bebida mais utilizada, bem escuro e algumas vezes temperado com folhas de hortelã, embora também se faça uso do café turco. Já as populações nômades têm um apreço especial pelo leite de cabra ou de ovelhas.