Você está em Artigos

Dieta antiacne

A acne é causada por poros obstruídos que, ao infeccionarem, aumentam a presença de bactérias e o crescimento de fungos na pele.

O organismo produz um sebo lubrificante que tem como objetivo proteger a pele e hidratá-la.

O aumento dessa secreção (devido à flutuação de hormônios, estresse, fases diferentes da vida, alergias alimentares e o consumo de alimentos inadequados, ricos em gorduras e açúcares) obstrui mais ainda os poros, o que resulta no aparecimento de espinhas. A inflamação da pele pode gerar nódulos, cistos e cicatrizes.

O tratamento da acne enfatiza mudanças alimentares, desintoxicação, redução do estresse, identificação de alergias alimentares e equilíbrio hormonal.

Pessoas que sofrem de acne devem seguir dieta rica em: vegetais verde-escuros ou alaranjados (ricos em betacarotenos) que auxiliam na manutenção e reparação da pele.

Alimentos ricos em fibras devem ser utilizados para a eliminação de toxinas que causam a acne, promovendo a desintoxicação. Nozes, castanhas e amêndoas não podem faltar, pois são ricas em vitamina E e ácidos graxos essenciais (anti-inflamatórios), que são excelentes para a pele.

Alimentos ricos em proteínas são fundamentais para o tratamento, como carnes magras, feijões, ervilhas, iogurte com lactobacilos vivos (melhora a flora intestinal), ovos, peixes (anti-inflamatórios).

Devem ser eliminados salgadinhos, refrigerante, açúcar, balas, alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, pois acumulam toxinas. Os carboidratos de alto índice glicêmico (doces, farinha branca, açúcar refinado...) elevam o hormônio insulina (que regula o açúcar do sangue), contribuindo para a inflamação da pele. Os alimentos causadores de alergias alimentares, tais como leite, trigo, açúcar, chocolate e milho devem ser observados.

Alimentos SÍM

Alimentos NÃO

-Alimentos ricos em vitaminas A, B, E e zinco

-Gérmen de trigo

-Linhaça, peixes e frutas oleaginosas

-Levedo de cerveja (complexo B)

-Frutas de cor laranja (cicatrizantes)

-Alimentos gordurosos

-Chocolate

-Leites e derivados

-Frituras em geral

-Doces

Suplementos naturais que podem ser utilizados

Cápsulas de óleo de semente de linhaça, peixe ou gérmen de trigo (anti-inflamatórios), geleia real (fonte de vitamina B5, previne problemas de pele), levedo de cerveja em cápsula e algas como chorella, espirulina e agar-agar.

A bardana é uma planta que tem propriedades depurativas (desintoxicação) e regula o sebo da pele, sendo eficiente contra a acne.

Tomar todos os dias chá de bardana em jejum pela manhã ou em cápsulas. Para auxiliar na desintoxicação podem ser combinadas outras plantas, como dente-de-leão, salsaparrilha e cardo-mariano.

Máscara semanal

Utilizar sobre a pele argila verde misturada com levedura de cerveja e acrescentar 2 gotas de óleos essenciais, como: tomilho, lavanda, sálvia ou gerânio.

Como referenciar: "Dieta antiacne" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 21/11/2024 às 10:10. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/acne/