A Acerola e a Vitamina C
A acerola, ou Malpighia emarginata, tem origem nas Antilhas, na América Central e no norte da América do Sul.
Seu fruto nasce de um arbusto de até três metros de altura e, por ser uma planta muito rústica e resistente, se espalha facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semi-áridas.
Quando madura, a acerola tem uma variação de cor que vai do vermelho ao vinho, passando pelo alaranjado. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente a pelargonidina e a malvidina.
Este fruto possui as vitaminas A, B1 e B2 em grande quantidade, mas se destaca por ser uma excelente fonte de vitamina C; em 100 g da parte comestível da fruta encontra-se até 80 vezes mais vitamina C que nas mesmas 100 g de limão ou laranja, sendo rica também em cálcio, fósforo e ferro.
Essa riquíssima fonte de vitamina C pode ser consumida ao natural ou na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geleias e compotas, e é recomendada para o aumento da imunidade, auxiliando no combate a gripe, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis, disenterias, etc.