de dietas reduz a expectativa de vida, diz estudo" /> de dietas reduz a expectativa de vida, diz estudo"> Efeito <i>"iô-iô"</i> de dietas reduz a expectativa de vida, diz estudo - Só Nutrição
Você está em Diversos > Notícias

Efeito "iô-iô" de dietas reduz a expectativa de vida, diz estudo

Um estudo conduzido por especialistas escoceses sugere que o efeito "iô-iô" provocado por dietas - quando a pessoa volta a engordar após um regime alimentar rigoroso - pode reduzir significantemente a expectativa de vida. Os cientistas da Universidade de Glasgow realizaram uma experiência com peixes, alimentando-os com grande quantidade de comida para, em seguida, submeterem estes animais a uma dieta rigorosa. O cientistas perceberam que o desequilíbrio alimentar reduziu a expectativa de vida dos peixes em até 25%.

O trabalho publicado na revista Proceedings of the Royal Society sugere que a diminuição na expectativa de vida não foi uma consequência do processo de envelhecimento acelerado dos peixes provocado pela alimentação irregular, mas do aumento do risco de morte súbita. As chances de morte súbita, explicaram os especialistas, foram consequência do "crescimento anormal" dos animais, provocado pela irregularidade em suas dietas. "Os peixes que foram submetidos à dieta se reproduziram normalmente, mas, em média, tiveram expectativa de vida 25% menor do que aqueles que comeram quantidades regulares de comida", afirmou Neil Metcalfe, coordenador do trabalho.

Os especialistas acreditam que os resultados podem ser aplicados a adolescentes e crianças que fazem o mesmo tipo de regime, por estarem em fase de crescimento. "Se fizermos o paralelo com humanos, a pesquisa pode ser aplicada a crianças e adolescentes, porque estão se desenvolvendo", alertou o professor.

08/06/2010

Fonte: Nutrição Ativa
Outras informações no endereço:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u397175.shtml

Como referenciar: "Efeito "iô-iô" de dietas reduz a expectativa de vida, diz estudo" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 09:24. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/noticia.php?id=49