Página Inicial
 Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Artigos sobre Nutrição
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 Área dos Professores

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Concursos

 Mito ou Verdade?
 Curiosidades
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Notícias
 Profissão Nutricionista
 Laifis de Nutrição
 Downloads
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Nutrição clínica

Compete ao Nutricionista prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em consultórios de nutrição e dietética, visando à promoção, manutenção e recuperação da saúde.
- Hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa;
- Ambulatórios/consultórios;
- Banco de leite humano;
- Lactários/centrais de terapia nutricional;
- Atendimento domiciliar.

Saúde coletiva
Compete ao Nutricionista prestar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos sadios, ou enfermos, em instituições publicas ou privadas e em consultório de nutrição e dietética, através de ações, programas, pesquisas e eventos, direta ou indiretamente relacionados à alimentação e nutrição, visando à prevenção de doenças, promoção, manutenção e recuperação da saúde.
- Políticas e programas institucionais;
-  Atenção básica em saúde;
-  Vigilância em saúde.

Docência
Compete ao Nutricionista dirigir, coordenar e supervisionar cursos de graduação em nutrição; ensinar matérias profissionais dos cursos de graduação em nutrição e das disciplinas de nutrição e alimentação nos cursos de graduação da área de saúde e outras afins.
- Ensino, Pesquisa e Extensão (Graduação e Pós-graduação);
- Coordenação de cursos.

Indústrias de alimentos
Compete ao Nutricionista elaborar informes técnico-científicos, gerenciar projetos de desenvolvimento de produtos alimentícios, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, controlar a qualidade de gêneros e produtos alimentícios, atuar em marketing e desenvolver estudos e trabalhos experimentais em alimentação e nutrição, proceder analises relativas ao processamento de produtos alimentícios industrializados.
 

Nutrição esportiva
Compete ao Nutricionista prestar assistência e educação nutricional a coletividades ou indivíduos, sadios ou enfermos, em instituições publicas e privadas e em consultório de nutrição e dietética, prestar assistência e treinamento especializado em alimentação e nutrição, prescrever suplementos nutricionais necessários a complementação da dieta, solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento nutricional.
- Clubes esportivos;
- Academias.

Marketing na alimentação e nutrição
Compete ao Nutricionista a educação nutricional de coletividades, sadias ou enfermas, em instituições públicas ou privadas e em consultórios de nutrição e dietética, divulgando informações e materiais técnico-científicos acerca de produtos ou técnicas reconhecidas.


O curso de formação:

As disciplinas da área médica predominam no currículo básico. Nas cadeiras profissionalizantes, há aulas práticas e teóricas sobre a ciência dos alimentos e a interação deles no organismo, educação alimentar, higiene de alimentos, interação alimento-medicamento, avaliação nutricional, prescrição, planejamento, execução e avaliação de dietas para diferentes faixas etárias e fases da vida, patologias e para práticas desportivas. Engloba um conjunto de conhecimentos estreitamente ligado às ciências biológicas, como a fisiologia, bioquímica e biologia. Por outro lado, está também intimamente ligado às ciências comportamentais e humanas, tais como a sociologia, antropologia e economia.
Duração do curso: 4 anos

 

Mercado de Trabalho:

O mercado de trabalho é bastante amplo para o nutricionista, que tem como opções: hospitais, clínicas, ambulatórios, postos de saúde, spas, empresas de produtos nutricionais, restaurantes comerciais e industriais, serviços de alimentação em companhias aéreas (catering), creches, escolas, planejamento de programas e políticas públicas de saúde e outros serviços de saúde pública, academias, clubes esportivos, hotéis, colônia de férias, assessoramento em jornais e revistas, ensino e área de pesquisa.


Retrato da Categoria:

  • Em todo o Brasil existem 41.228 nutricionistas.
  • São 309 cursos de Nutrição.
  • 96,5% dos profissionais são do sexo feminino.
  • A faixa etária da maioria dos profissionais é de 26 a 40 anos.
  • A área de atuação com maior concentração de profissionais é a de Nutrição Clínica (41,7%), seguida da área de Nutrição Coletiva (32,2%).
  • A maioria dos profissionais está atuando nas capitais brasileiras.

 Fonte: Pesquisa Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil - 2005 -Conselho Federal de Nutricionistas.

  

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.