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Dicas alimentares para praticantes de exercícios físicos

1. Aumente o consumo de carboidratos, pois é a maior fonte de energia.

2. Mantenha um consumo adequado de alimentos ricos em proteínas (leite ou derivados, peito de peru, ovos e carnes em geral), pois estas são essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos.

3. Aumente o consumo de vitaminas e minerais, encontrados nas frutas, verduras e legumes. O exercício aumenta a produção de radicais livres, e o nosso organismo se utiliza destas vitaminas e minerais para sua neutralização.

4. Garanta uma hidratação antes, durante e após o exercício.

5. Nunca se exercite em jejum e nem deixe, da última refeição à hora do exercício, um intervalo maior do que 4 horas.

6. O fracionamento correto da dieta fará com que seu metabolismo acelere.

7. Aumente o consumo de alimentos integrais, pois são ricos em fibras.

8. Mastigue bem os alimentos. Isto permite que a chegada do alimento ao estômago seja lenta, ampliando o tempo para o órgão enviar uma mensagem de saciedade para o cérebro.

9. Aumente o consumo de líquidos. Água hidrata o corpo e atua na eliminação de toxinas.

10. Prefira os queijos claros. O queijo é rico em proteínas e apresenta teor variado de gordura. Quanto mais amarelado, maior é o seu teor de gordura.

11. Evite bebidas alcoólicas durante as refeições. Sendo o álcool tóxico ao organismo, o corpo se encarregará de eliminá-lo primeiro, enquanto os demais nutrientes da dieta serão armazenados em reservas de gordura.

12. Prefira carnes magras (assadas, cozidas ou grelhadas).

 

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