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Alimentação escolar

A faixa etária escolar compreende crianças de sete a dez anos de idade. Esse período caracteriza-se por maior atividade física e ritmo de crescimento acelerado, com ganho mais acentuado de peso próximo ao estirão da adolescência.

A alimentação saudável pressupõe ingestão suficiente de nutrientes para que crianças consigam atingir o crescimento e desenvolvimento normais, assim como a prevenção de doenças relacionadas com alimentação. As doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares são responsáveis por altas taxas de morbi-mortalidade no mundo todo.

Os escolares que adotarem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável, terão melhor qualidade de vida na fase adulta. Existe uma grande preocupação dos pais em relação à alimentação de seus filhos e principalmente à dificuldade na hora de escolher o lanche escolar, pois o lanche mais saudável nem sempre é o que agrada a criança. Para ajudar a escolher um lanche gostoso, saudável e prático, aí vão algumas dicas:


- Fazer as compras com antecedência e planejar o lanche com as crianças;
- Evitar a monotonia de opções. Procure variar o máximo as opções de lanches;
- Sempre coloque 1 fruta na lancheira. Mas deixe que a criança participe da escolha da fruta;
- Se o lanche for biscoito ou bolachas, não colocar na lancheira o pacote inteiro. Apenas 5 unidades;
- Coloque sempre uma garrafinha de água na mochila;
- Achocolatados possuem muita gordura e açúcar, devem ser consumidos eventualmente (1 a 2 vezes por semana);
- Negociar os alimentos mais nutritivos com os menos nutritivos;
- Usar um dia da semana livre e pedir sugestão de lanche de seu filho;
- Em dias muito quentes, evitar levar iogurtes, lanches com queijos e frios ou produtos que necessitam de refrigeração, exceto se a lancheira for térmica.
- Congele a caixinha de suco antes de colocá-la na lancheira, para manter a bebida fria.

 

Exemplos de lanches:

Opção 1:
- Bisnaguinhas integrais com geléia, mel, salsicha de frango (cachorrinho), doce de leite light, queijo cottage ou patê de peito de peru + 1 caixinha de achocolatado + 1 maçã.
Opção 2:
- Cookies integrais ou biscoitos de aveia e mel ou biscoitos de arroz ou biscoitos cream cracker + 1 caixinha de suco de soja + 1 banana.

Opção 3:
- Torradas integrais com geléia + 1 caixinha de suco natural + 1 pêra.
Opção 4:
- Bolo de cenoura, milho ou laranja ou aveia ou cuca integral + 1 caixinha de água de coco + 1 fruta.
Opção 5:
- Barra de cereal + 1 fruta + 1 Yakult.
Opção 6:
- Pastéis de forno com salsicha de frango, atum sem óleo ou queijo minas + 1 caixinha de suco de frutas + 1 fruta.
Opção 7:
- Pizza de fritadeira ou pão sírio com queijo mussarela e peito de peru ou ricota e atum sem óleo + 1 caixinha de suco de frutas + 1 fruta.
Opção 8:
- Sanduíche de pão integral com requeijão light, blanquet de peru e queijo minas + 1 caixinha de suco de soja + 1 fruta.
Opção 9:
- Palitos Plic-Plac integral + 1 caixinha de água de coco + 1 fruta.
Opção 10:
- Flocos de arroz (sucrilhos) ou granola + 1 iogurte + 1 fruta.

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