Página Inicial
 Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Artigos sobre Nutrição
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 Área dos Professores

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Concursos

 Mito ou Verdade?
 Curiosidades
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Notícias
 Profissão Nutricionista
 Laifis de Nutrição
 Downloads
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

Suplementos energéticos

A grande maioria dos produtos energéticos apresenta uma mistura de três tipos de carboidratos: maltodextrina, dextrose e frutose. Estes carboidratos têm o objetivo de manter a glicemia (glicose no sangue) estável, assim evita-se que o atleta entre em processo de fadiga muscular. Para um bom desempenho nos treinamentos, devem ser utilizados carboidratos de diferentes índices glicêmicos, isto é, que demoram períodos de tempo diferentes para serem digeridos. Um carboidrato de baixo índice glicêmico leva mais tempo para ser absorvido, entretanto supre o músculo de energia por um período maior.

 

MALTODEXTRINA: é um carboidrato complexo, pois possui em sua formulação vários açúcares, como a dextrose, maltose e a frutose, todos com características próprias, visando manter o índice glicêmico mais estável. Assim, temos velocidades diferentes na entrada, procurando manter os níveis de energia por um tempo mais prolongado do que o obtido com um só tipo de açúcar.

DEXTROSE: é um carboidrato simples, de alto índice glicêmico e altamente energético. Logo após o treino, o corpo precisa de carboidratos de alto índice glicêmico para ajudar na recuperação e no ganho de massa muscular. A Dextrose é indicada para atletas e praticantes de todas as modalidades esportivas.

FRUTOSE: é o açúcar das frutas que, apesar de ser um açúcar simples, possui um índice glicêmico bastante baixo. A frutose é um açúcar que não necessita do mecanismo da insulina para ser utilizado pelo músculo.

Como sugestão de uso, deve-se ingerir esses carboidratos cerca de 30 ou até 60 minutos antes dos treinamentos para abastecer o corpo de glicose circulante no sangue (diminuindo o gasto do glicogênio já estocado), a cada uma hora durante treinos longos e imediatamente após o treino para repor o que foi gasto. Assim, você poderá sentir que o treino renderá mais e que a sua recuperação após o exercício se tornará mais rápida.

 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2018 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.