Página Inicial
 Nutrientes
  Macronutrientes
   Carboidratos
   Proteínas
   Gorduras
   Fibras [+]
  Micronutrientes
  Vitaminas
   Vitamina A
   Vitamina D
   Vitamina E [+]
  Minerais
   Cálcio
   Sódio [+]
 Mais conteúdos [+]

 Guia Nutricional
 Artigos sobre Nutrição
 Alimentação Saudável
 Dicas Nutricionais
 Test Drive de Produtos
 Expectativa de Vida
 Teste Nutricional
 Teste Yin Yang
 Cálculos On-line
  Peso Ideal
  IMC
  Atividades Físicas
  Calorias Homens
  Calorias Mulheres
 Tabela de Calorias
 Nutrição e Patologias
 Área dos Professores

 Jogos On-line
 Exercícios Resolvidos
 Provas de Concursos

 Mito ou Verdade?
 Curiosidades
 Receitas
 Dicionário de Nutrição
 Notícias
 Profissão Nutricionista
 Laifis de Nutrição
 Downloads
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

O Uso da Cafeína em Atletas de Alto Padrão

Resumo

O principal objetivo deste artigo é informar a respeito da cafeína, uma droga bastante presente na vida dos atletas, assim como sua administração seguida dos riscos e efeitos. Outro fator importante abordado no texto é a legislação atual desta e a conclusão em relação à utilização da mesma.

Introdução

A cafeína representa hoje uma das substâncias mais utilizada em produtos emagrecedores, uma droga totalmente eficaz na aceleração do metabolismo e consequentemente da lipólise. Essa quebra de triacilglicerol proveniente do tecido adiposo é resultante do estimulo dado ao organismo para o aumento de energia. Os triacilglicerois são catabolizados em ácidos graxos e gliceróis, dando origem ao ATP e consequentemente, energia. A cafeína é capaz de atuar no emagrecimento e também no aumento da energia.

Esta substância já foi muito estudada desde sua proibição até a legalização e hoje encontramos uma base científica muito ampla para pesquisa desta. A cafeína não deve ser utilizada por praticantes de academia, sendo recomendada apenas para atletas de alto padrão, aqueles que dedicam grande parte da sua rotina aos treinos.

Devemos ficar atentos quanto à administração dela, pois o mau uso pode causar sérios efeitos colaterais à saúde ou até mesmo prejuízo nas atividades esportivas. Bastante similar à anfetamina e cocaína, a cafeína vicia e por isso é indicado o acompanhamento de um profissional da área da nutrição. Conheça os efeitos causados por essa substância que pode ser milagrosa, como também altamente prejudicial.

Benefícios da cafeína no esporte

Atua em diversos processos benéficos no organismo. Sabemos hoje que a cafeína pode ser utilizada com o propósito de melhorar o desempenho tanto em exercícios aeróbicos, quanto nos anaeróbicos. O combate à fadiga representa um dos principais efeitos positivos desta droga, seguido da resistência. O aumento da concentração é outro ponto chave para o sucesso na realização das atividades que requerem uma atenção maior.

Representa um vasodilatador e diurético natural, fazendo com que ocorra um ganho maior de energia e uma eliminação de líquidos em excesso no organismo. Além disso, como já foi dito: a cafeína é um ótimo estimulante que atua de forma simples e eficaz para que ocorra o emagrecimento.

Malefícios da cafeína

Quando utilizada de forma incorreta, a cafeína causa uma série de prejuízos no organismo, dentre eles irritabilidade, tremores, dores de cabeça, úlceras e etc...

Quando utilizada por um longo período e interrompida de forma abrupta, a cafeína causa dores de cabeça e em casos mais graves a depressão.

Legislação

A legislação atual tem a cafeína como uma substância legal e indicada para melhorar a performance destes atletas de alto padrão. Porém a Agência Nacional de Vigilância Sanitária alerta que esta possui um padrão de dosagem segura, de 210mg até 420mg. Além de tornar obrigatória a indicação da presenta de cafeína nos rótulos dos produtos, assim como especificar a quantidade da mesma.

Conclusão

Podemos concluir que a cafeína quando utilizada de forma correta, pode melhorar o rendimento de fato dos atletas de alta performance. Porém seu uso não deve ser estendido, pois a dependência é um dos efeitos colaterais do uso contínuo da droga.

Vale lembrar que ela não é indicava para praticantes de academia, visto que estes não precisam de substâncias estimulantes para suportar seu treino rotineiro.

Bruno Azevedo da Silva


Fonte complementar: http://termogenicos.net/beneficios-do-uso-da-cafeina-no-esporte/

Referências

AGUIAR, R. A.; TURNES, T.; CARDOSO, T. E.; VASCONCELLOS, D. I. C.; CAPUTO, F. Efeito da ingestão de cafeína em diferentes tarefas de tempo de reação. Rev. Bras. Ciênc. Esporte vol.34 no.2 Porto Alegre Abril./Junho 2012.

ALENCASTRO, C. Anvisa libera venda de cafeína e creatina para atletas, substâncias que aumentam a massa muscular. O Globo. 2010. Disponível em http://oglobo.globo.com/saude/anvisa-libera-venda-de-cafeina-creatina-para-atletas-substancias-que-aumentam-massa-muscular-3017394. Acesso em 15 de fevereiro de 2013.

ALTERMANN, M. A.; DIAS, C. S.; LUIZ, M. V.; NAVARRO, F. A Influência da cafeína como recurso ergogênico no exercício físico: sua ação e efeitos colaterais. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 2, n. 10, p. 225-239, Julho/Agosto, 2008.

ALTIMARI, R. L. Ingestão de Cafeína como estratégia ergogênica no esporte: substância proibida ou permitida? Niterói, Júlio/Agosto. 2010
ALTIMARI, L. R.; MORAES, A. C.; TIRAPEGUI, J.; MOREAU, R. L. M. Cafeína e performance em exercícios anaeróbicos. Rev. Bras. Cienc. Farm. Vol.42 no.1. São Paulo Jan/Mar. 2006.

FRANCO, F. S. C.; COSTA, N. M. B.; OLIVEIRA, T. T.; GOMES, G. J.; SILVA, GOSTON, J. L. Recursos ergogênicos nutricionais: Atualização sobre a cafeína no esporte. Nov/dez. 2010.

GUERRA, R. O.; BERNARDO, G. C.; GUTIÉRREZ, C. V. Cafeína e esporte. Rev. Bras. Med. Esporte. Vol.6 no.2. Niterói Mar/Abril. 2000.

GUTTIERRES, A. P. M.; NATALI, A. J.; ALFENAS, R. C. G.; MARINS, J. C. B.MATERKO, W.; SANTOS, E. L. Efeito agudo da suplementação de cafeína no desempenho da força muscular e alterações cardiovasculares durante o treino de força. Motri. v.7 no.3. Vila Real. julho. 2011.

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre nós | Política de privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale conosco

Copyright © 2017 Só Nutrição. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.