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Alimentos campeões em cálcio

A recomendação para adultos homens e mulheres é de 1.000mg por dia.

Como ingerir cálcio adequadamente?
Atualmente a carência de cálcio ocorre com freqüência na população, mesmo com o alto consumo de laticínios (leite, queijo e iogurte). Pois são os alimentos mais ricos em cálcio, porém este cálcio não se fixa muito bem no osso. Portanto, além de consumir os laticínios, é imprescindível incluir na alimentação outros alimentos fontes de cálcio que apresentam uma fixação melhor (ex: vegetais verde escuros, nozes, soja, peixe e gergelim).
A absorção de cálcio pode ser prejudicada pela presença de cafeína numa mesma refeição (ex: café com leite) ou numa refeição próxima (almoçar e tomar um café preto depois). A atividade física, também, ajuda a melhorar a fixação do cálcio, no tecido ósseo. Portanto, pratique atividade física regularmente.

Alga marinha 1100mg
Gergelim 417mg
Brócolis 400mg
Aveia 396mg
Couve 392mg
Amêndoa 254mg
Soja 230mg
Castanha do Pará 198mg
Salsa 195mg
Agrião 168mg
Queijo 140mg
Leite de vaca 123mg
Iogurte 120mg
Acelga 112mg
Peixes 61mg

 

 

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